Ir para conteúdo

Foto

Calibrar Laser No Ps2 Slim

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 arrowflash

arrowflash
  • Membros
  • 42 posts

Postado 22 julho 2007 - 03:13

Olá pessoal,

Tenho um PS2 75000 cujo leitor já está indo pro saco... por isso gostaria de fazer uns testes mexendo no alinhamento e voltagem do laser pra ver se aumento um pouco sua vida útil.

O problema é que não encontro nenhum material na Internet sobre alinhamento e ajustes no canhão do PS2 slim. Acho até estranho, porque pra qualquer modelo do PS2 tijolão se encontra muita coisa sobre o assunto, inúmeros tutoriais, guias, posts em fóruns, inclusive com fotos, e até videos... até no Emule procurei e-books e todos que encontrei só cobrem os modelos do PS2 tijolo... pesquisei muito, mas não encontrei NADA sobre manutenção de canhão nos modelos slim.

Alguém pode me ajudar explicando como fazer ajustes de canhão no PS2 slim (mais precisamente o 75000), ou passando um link pra algum tutorial, post de forum, qualquer coisa, que aborde manutenção do laser nos PS2 slim?

Por favor não digam pra eu levar o console pra um técnico, se eu estivesse disposto a fazer isso já teria feito

Editado por arrowflash, 22 julho 2007 - 03:17 .

#2 asapreta

asapreta

BANIDO

• Membros
  • 10.024 posts

Postado 22 julho 2007 - 06:23

Até onde eu sei o laser do SLIM não oferece regulagem nenhuma, é mais simples e prático (e até mais barato avaliando de uma forma objetiva) trocar a unidade ótica do seu PS2 SLIM.

Imagem Postada

#3 VisitanteAndré-AHPD_*

VisitanteAndré-AHPD_*
  • Visitantes

Postado 23 julho 2007 - 02:19

Velho até tem os potenciômetros para ajustar o foco. Mas nem compensa. Vai durar uma semana e o Doido vai terminar de entrar em curto duma vez.

Melhor trocar sua ótica como o amigo asapreta disse.

#4 arrowflash

arrowflash
  • Membros
  • 42 posts

Postado 23 julho 2007 - 11:14

Até onde eu sei o laser do SLIM não oferece regulagem nenhuma, é mais simples e prático (e até mais barato avaliando de uma forma objetiva) trocar a unidade ótica do seu PS2 SLIM.

Valeu asa, isso explicaria a escassez de informações, mas é estranho que eu também nunca vi ninguém afirmando que NÃO existem regulagens de canhão no slim... De qualquer maneira a questão é essa mesmo... como não está aparecendo alternativa a não ser a troca, estou disposto a tentar de tudo aqui, até fazer ela funcionar bem (mesmo que por pouco tempo) ou pifar de vez.

Velho até tem os potenciômetros para ajustar o foco. Mas nem compensa. Vai durar uma semana e o Doido vai terminar de entrar em curto duma vez.

Melhor trocar sua ótica como o amigo asapreta disse.

Mas então, André... se eu vou precisar trocar a unidade óptica de qualquer jeito, então não tenho nada a perder. Se existe algum modo de calibrar a unidade do PS2 slim não custa eu tentar na minha, pois ela já está muito ruim... se com isso ela funcionar melhor por 1 ou 2 semanas e depois for pro saco de vez, pra mim já terá sido interessante. E se for pro saco no momento que eu ligar o PS2, de qualquer forma valeu a tentativa.

Se vc tem algum conhecimento ou fonte de informação a respeito gostaria muito que compartilhasse conosco, nem que seja pra propósitos educacionais ou curiosidade mesmo. Não tem como falar mais sobre esses potenciômetros? Pois se existem mesmo, esses ajustes de canhão do slim são um segredo muito bem guardado pelos técnicos e que ninguém que sabe está disposto a compartilhar...

Obrigado pelas respostas gente, se puderem me ajudar com mais alguma dica ou informação ;)

Editado por arrowflash, 23 julho 2007 - 11:15 .

#5 VisitanteAndré-AHPD_*

VisitanteAndré-AHPD_*
  • Visitantes

Postado 23 julho 2007 - 11:24

Okay. Basicamente precisa de um multimetro para poder ir adiante nessas fuçagens de potenciômetro.
Ir no olhômetro você literalmente pode terminar de queimar o emissor da ótica.

Você mede na escala 2K o valor original dos potenciômetros. Nos PS2 Tijolo um canhão nunca mexido se encontra na escala de 1300 aproximadamente. Os Slims uma vez eu medi, mas não tenho lembrança nenhuma dos valores deles.

Rodando o trimpot para a direita você diminui a resistência. Portanto aumenta a voltagem sobre o diodo consequentemente aumentando sua potência e obviamente diminuindo a vida útil do canhão além de ele aquecer mais.

E o completo inverso ou seja rodando para a esquerda também ocorre. Em todos os sentidos.

Recomendo no máximo alterar esses valores por volta de 20% tanto para a direita quanto para a esquerda.
Lembrando que sempre os valores originais são os recomendados.

#6 arrowflash

arrowflash
  • Membros
  • 42 posts

Postado 24 julho 2007 - 12:36

Okay. Basicamente precisa de um multimetro para poder ir adiante nessas fuçagens de potenciômetro.
Ir no olhômetro você literalmente pode terminar de queimar o emissor da ótica.

Você mede na escala 2K o valor original dos potenciômetros. Nos PS2 Tijolo um canhão nunca mexido se encontra na escala de 1300 aproximadamente. Os Slims uma vez eu medi, mas não tenho lembrança nenhuma dos valores deles.

Rodando o trimpot para a direita você diminui a resistência. Portanto aumenta a voltagem sobre o diodo consequentemente aumentando sua potência e obviamente diminuindo a vida útil do canhão além de ele aquecer mais.

E o completo inverso ou seja rodando para a esquerda também ocorre. Em todos os sentidos.

Recomendo no máximo alterar esses valores por volta de 20% tanto para a direita quanto para a esquerda.
Lembrando que sempre os valores originais são os recomendados.

Muito obrigado, André! Sua explicação tá ótima :)

Concordo que é uma boa idéia não arriscar fazer o ajuste no olho. Vou ver se arrumo um multimetro emprestado, ou se não conseguir finalmente tomo vergonha e compro um. :P

Só uma dúvida, o trimpot dessa unidade óptica do slim é fácil de identificar/encontrar? Há apenas um? Salvo engano entendo que na unidade do tijolo tem 2 potenciômetros, um para ajustar a leitura de CDs e outro para DVD. O trimpot da unidade do slim ajusta a resistência tanto para o CD quanto DVD?

Mais uma vez valeu

#7 qwm

qwm
  • Membros
  • 1.182 posts

Postado 24 julho 2007 - 12:48

cuidado com essas regulagens de ganho, se aumentar muito pode acabar queimando o chip rs....

#8 arrowflash

arrowflash
  • Membros
  • 42 posts

Postado 24 julho 2007 - 01:15

cuidado com essas regulagens de ganho, se aumentar muito pode acabar queimando o chip rs....

Vlw qwm, mas por que queimaria? Aquecimento ou essa regulagem influencia a voltagem que vai pro chip?

Se bem que se acontecer algo com meu Matrix também seria um motivo pra eu finalmente instalar o Thunder Pro II que tá guardado aqui na minha gaveta :P

#9 asapreta

asapreta

BANIDO

• Membros
  • 10.024 posts

Postado 24 julho 2007 - 09:04

O barato (troca da ótica do slim) pode sair caro (queima do chip e algo mais).

Imagem Postada

#10 VisitanteAndré-AHPD_*

VisitanteAndré-AHPD_*
  • Visitantes

Postado 24 julho 2007 - 09:03

Chip RS queima pois o chip mesmo tem controle da ótica... Nisso pode acontecer de enfraquecer a linha 8.5V (Irreversível!!!), já peguei um assim...

Já ouvi falar de uns malucos que de tanto aumentarem nos PS2 grandão (torno de 600~550 na escala 2K) perderam mechacon... Mas ae é outra história...

Editado por André-AHPD, 24 julho 2007 - 09:05 .

#11 VisitanteIuri Morandini_*

VisitanteIuri Morandini_*
  • Visitantes

Postado 29 julho 2007 - 07:09

trocar a UO sai mais em conta que mexer..pois tu pode vim a danificar alguma peça

e so regulando..voce ira ficar por uma duas semanas com ela regulada..depois volta tudo o mesmo lixo

[´]s

#12 VisitanteGustavoce_*

VisitanteGustavoce_*
  • Visitantes

Postado 31 julho 2007 - 04:37

A minha dica para o companheiro é -técnica , +funcional e parece doida mas não é pois foi testada e aprovada por mim em mais de 20 unidades óticas de slim com ótimos resultados:
pegue sua lente e solde o ponto de estática da lente( com o ferro de solda desligado , ok!), depois retire do aparelho e mergulhe-a em água limpa e bastante detergente de prato neutro, deixe por umas duas horas e depois passe alguns minutos na água corrente, logo em seguida enxugue-a com um secador de cabelo com o cuidado de não esquentar muito;
Feito isso se voce tiver mexido no foco volte para a posição original e depois de comprovadamente seca instale-a novamente no lugar e tenha uma surpresa ou não , mas vale tentar e ... eu já recuperei um montão de lente, fica essa dica valiosa ( pra mim é) e lembrando que já foi testada com êxito e é prache do pessoal da técnica Philips components onde peguei a dica !!! Um abraço e por favor posta os resultados, GUGA.

#13 Visitantepinkanderson_*

Visitantepinkanderson_*
  • Visitantes

Postado 01 agosto 2007 - 09:55

A minha dica para o companheiro é -técnica , +funcional e parece doida mas não é pois foi testada e aprovada por mim em mais de 20 unidades óticas de slim com ótimos resultados:
pegue sua lente e solde o ponto de estática da lente( com o ferro de solda desligado , ok!), depois retire do aparelho e mergulhe-a em água limpa e bastante detergente de prato neutro, deixe por umas duas horas e depois passe alguns minutos na água corrente, logo em seguida enxugue-a com um secador de cabelo com o cuidado de não esquentar muito;
Feito isso se voce tiver mexido no foco volte para a posição original e depois de comprovadamente seca instale-a novamente no lugar e tenha uma surpresa ou não , mas vale tentar e ... eu já recuperei um montão de lente, fica essa dica valiosa ( pra mim é) e lembrando que já foi testada com êxito e é prache do pessoal da técnica Philips components onde peguei a dica !!! Um abraço e por favor posta os resultados, GUGA.

muito boa dica GUGA,tambem faço ela so que com um porem,alem de todo esse processo de limpar as lente e prisma por submersao como voce faz,deixo por uns 2 minutos na etapa final submerso em alcool isopropico,apos é soprada e nao fica resquicios nas lentes internas.
(100 % de aproveitamento).

#14 VisitanteCarloswho_*

VisitanteCarloswho_*
  • Visitantes

Postado 02 agosto 2007 - 12:05

Sou meio leigo nesse assunto poderia me informar onde fica esse ponto de estatica por favor ?

#15 qwm

qwm
  • Membros
  • 1.182 posts

Postado 05 agosto 2007 - 10:13

Fica na parte de baixo do canhão... antes de tentar a dica do colega (que é válida) veja como é o comportamento do leitor com cd e dvd, se forem diferentes (melhor para cd que para dvd), NÃO deve ser sujeira e sim o diodo emissor mesmo... nesse caso é melhor encomendar um canhão para trocar assim que esse ir pro saco de vez...

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)