Review: Grand Theft Auto IV Episodes from Liberty City

Grand Theft Auto IV foi lançado para Playstation 3 em 2008. Na E3 daquele ano a Microsoft revelou que seria a única a receber os pacotes com conteúdos extras através de downloads (DLC’s). O tempo passou e a Rockstar decidiu lançar também no Playstation 3 os dois pacotes extras para o GTA 4. Comemoramos este lançamento, primeiro porque GTA4 foi e ainda é um dos melhores jogos da atual geração, segundo porque ele foi lançado a quase 3 anos e até hoje não tivemos nenhuma informação de alguma possível continuação, terceiro porque os dois pacotes extras trazem histórias novas ao jogo, na verdade são dois novos jogos dentro do GTA4. The Episodes from Liberty City, nome dos dois DLC’s, The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, pode ser comprados na Playstation Store por U$19,99 cada episódio (Não existe um pacote com descontos caso ambos sejam comprados) e necessita o jogo GTA4 para funcionar. Mas a Rockstar pensou nos usuários que já venderam seu GTA4 e lançou também uma versão em Blu Ray por U$39,99 com os dois episódios que não precisam do GTA4 para rodar.

Os novos episódios apresentam dois novos protagonistas, Johnny Klebitz e Luis Lopez. Se você jogou GTA4 com Nico Bellic e gostou, não terá razões para não gostar dos dois novos protagonistas.

Em The Lost and Damned você assume o papel de Johnny Klebitz, membro de uma gangue de motociclistas. A história do personagem conta a guerra entre a gangue de Klebitz e uma gangue rival chamada The Angels of Death. Você contará com um novo arsenal de armas para eliminar todos os seus inimigos, pode-se utilizar lança-granadas, shotguns e novas bombas. Algumas dessas novas armas vpoderão ser utilizadas enquanto você pilota a sua moto. Esta é uma das novidades em relação a GTA4, no antigo jogo não era possível utilizar armas em cima de uma moto. Estas novas armas também estão presentes no espisódio The Ballad of Gay Tony.

Outra nova funcionalidade presente em The Lost and Damned que também está presente em The Ballad of Gay Tony é um sistema de checkpoint nas missões. Algumas missões demoram bastante para serem finalizadas e boa parte delas incluem viagens pela cidade. No GTA4 você poderia morrer no meio de uma dessas missões e era necessário reiniciar a mesma desde o inicio, mas com o novo sistema de checkpoint você irá reiniciar o jogo no último ponto salvo em caso de morte. Essa nova funcionalidade agrada muito os jogadores e facilita o andamento do jogo.

Se você jogou e terminou GTA4, ficará surpreso como a história de Klebitz cruza com a história de Nico Bellic, você terá amigos em comun e eum uma missão específica trabalhará ao lado de Bellic. É bastante interessante rever a mesma cena do GTA4 no The Lost and Damned vista de uma nova perspectiva.

The Ballad of Gay Tony consegue referencias ainda mais personagens e lugares do GTA4. Lopez, protagonista deste episódio, tem um circulo de amigos bastante diferente de Bellic e Klebitz, mas como ele é um matador (assassino) e traficante de drogas, ele se envolve em circulos de inimigos já visto no GTA4 e no The Lost and Damned.

Ambos os episódios possuem modos online destintos com modos de jogo destintos, um extra que torna ambos ainda mais interessantes. Quando você não está com vontade de seguir a história, pode conectar-se online e jogar com outros jogadores. O único porém é que cada novo episódio tem o seu lobby, assim como o GTA4 tem o seu próprio lobby, com isso existe uma grande divisão de jogadores que estão jogando o mesmo jogo mas não se encontram online.

Visto um pouco do que esperar de cada um dos episódios iremos analisar os quesitos técnicos de ambos abaixo.

Grand Theft Auto IV é um jogo de 2008 e quando foi lançado não tinha os gráficos high end que o Playstation 3 já fazia em jogos como Metal Gear Solid 4. Depois de dois anos, já jogamos diversos outros jogos como Uncharted 2: Among Thieves, Heavy Rain e God of War 3 e isso nos faz ver como estes dois anos fazem uma grande diferença.

Tecnicamente GTA4 e seus episódios extras tem ótimos gráficos, mas já um pouco atrás do que podemos encontrar hoje. No jogo em si isso não faz muita diferença, talvez pelo costume que já temos com os gráficos de GTA4.

Existem poucas diferenças entre os dois novos episódios, mas a mais notável são as cores mais vivas utilizadas em The Ballad of Gay Tony. Confira abaixo algumas imagens conceito de ambos os episódios:

Um dos pontos mais fortes dos episódios está na sua qualidade sonora. O primeiro ponto que vale a pena exaltar é a excelente dublagem de cada um dos personagens do jogo. A dublagem, quando bem feita, da vida ao personagem. Nos dois episódios a dublagem dos personagens é um ponto alto. O segundo ponto positivo é a musica em si do jogo. Apesar de que nenhuma nova rádio foi adicionada nos episódios extras, GTA4 já contava com uma centena de músicas dos mais variados estilos e depois de alguns anos sem jogar GTA4, as músicas renascem de forma muito agradável aos ouvidos dos jogadores.

A jogabilidade não mudou nada em relação ao GTA4, tanto as funções de cada botão quanto o controle de carros, motos, personagens, armas, etc.. Tudo ficou exatamente igual como era. O ponto positivo é que GTA4 já tinha uma jogabilidade muito boa que todos nós estamos acostumados.

Grand Theft Auto 4: The Ballad of Gay Tony Trailer

A diversão das séries GTA sempre foram proporcionais as polêmicas que ela causava. Assim como no GTA4, jogar qualquer um dos dois novos episódios dará uma satisfação muito grande ao jogador. Ambos são excelentes, com histórias envolventes e dentro de uma plataforma de sucesso (GTA4). A diversão é mais do que garantida jogando as missões principais ou mesmo dando uma volta sem destino pela cidade.

Grand Theft Auto 4: The Lost and Damned Trailer

Como falado no inicio deste Review, o pacote The Episodes from Liberty City, que adiciona dois novos episódios ao jogo, The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, vai agradar muito todos os fãs da série que estavam se sentindo abandonados pela RockStar Games desde 2008. Apesar de rodar em uma plataforma (jogo) antiga, temos que reconhecer que é uma excelente plataforma, que fez GTA4 um dos jogos mais vendidos da atual geração em todos os consoles.

Mesmo parecendo um pouco caro, U$39,99 os dois episódios, cerca de 20 novas horas de jogo serão adicionadas, muito mais do que a grande maioria dos jogos vendidos como “versão completa” por ai.

Se você já tem Grand Theft Auto 4, irá adorar os novos episódios. Se você ainda não jogou GTA4 (Como Assim??), estas são mais duas excelentes razões para você comprar este jogão.

Gráficos ★★★☆☆
Som ★★★★☆
Jogabilidade ★★★★☆
Diversão ★★★★★
Nota Final ★★★★☆
  • Alex Freitas

    Sensacional o review. Me convenceu a comprar, mesmo que sozinho!
    20 horas está ótimo, porque o jogo completo eu (que sou lerdo) terminei em 30! Um DLC que quase dobrou o tamanho do jogo. Bão demais!

    • http://www.gamegen.com.br GusRocket

      O GTA4 é um jogo para se completar entre 30 e 40 horas de forma tranquila, conseguindo ver tudo o que o game oferece.

      Cada um dos episódios dura pelo menos 8 horas, mas se você colocar que neste meio tempo você irá fazer “missões” fora da história, como dançar com uma garota em uma balada, esse tempo chega facilmente a 20 horas.

      Eu baixei os dois episódios na minha conta própria, não dividi com ninguem, e não estou arrependido. Excelentes jogos!

  • http://www.gamegen.com.br luansr

    eu acho que vou comprar o BD viu… sai mais barato… pegarei pela eStarland assim que eu puder (provavelmente ganharei 3 jogos de crédito de lá hehehe).

    • http://www.gamegen.com.br GusRocket

      O preço é exatamente o mesmo. 19,99 x 2 DLCs ou 39,98 por 1 BluRay.
      :cool:

  • Gabriel Pelegrini

    compra certa, so mais pra frente.. to sem $$ por agora..

    e sera q mais pra frente nao rola umas promocoes/desconto??

  • MOSCKA

    Pessoal, eu comprei os dlcs na semana do lançamento, mas no fórum ninguem respondeu minha dúvida. Quem comprou os DLC vai perceber que, após instalado, quando você entra no jogo ele vai perguntar se você quer jogar o ultimo dlc instalado, até aí blz. Se vc colocar sim vc vai pro dlc instalado. Só que… se você sair do jogo, ou desligar, ou trocar de jogo, ou qualquer me#$W@# que você faça… na hora de colocar o GTA de novo, ele não pergunta mais se você quer jogar a DLC, ou seja. Não tem menu pra você escolher qual jogo quer jogar, só da pra jogar a ultima dlc instalada e uma vez só. Até agora não descobri como faço pra entrar nas histórias adicionais. Alguém que tenha baixado descobriu?

    • Renato

      É só escolher novo jogo e escolher qual deles você quer começar, ballad of gay tony ou lost and damned.
      Depois que você fizer um save sempre que iniciar é só dar loading no save.

    • http://www.gamegen.com.br GusRocket

      Se você começa a jogar um Episódio ele sempre será carregado quando liga o jogo novamente. Para jogar outro episódio você precisa apertar Start e ir no menu Game, New Game e escolher qual episódio deseja jogar.
      :cool:

  • http://www.gamegen.com.br alexsandro_jean

    Só não entendi a parte que não dava pra usar armas nas moto, so se for granada ou coisas mais pesadas, revólver e metralhadora da tranqüilamente. Vou comprar o bd então vai demorar pra chegar.
    Excelente revire aumentou minha curiosidade

  • MOSCKA

    Valeu Renato, valeu Gus

  • Rogerio_Br

    Esperando pelos add’s DMC

  • Luansr

    Então gus, só que eu não quero comprar o jogo e os dlcs pq sairia mais caro e só o BD da pra jogar sem o GTA, pelo que eu soube.

  • Leo_Collino

    Estou com uma dúvida… ele utiliza o save do joga anterior para alguma coisa??? vou pegar em BD mesmo…

    • http://www.gamegen.com.br GusRocket

      Não serve para nada porque para jogar qualquer um dos dois DLCs você tem que ir em New Game!

  • PredatorBR

    tenho o gta mas nem vo pegar …. mas parece ter ficado bom …

  • Raziel_BR

    Já tinha jogado no 360 mas agora vou poder jogar finalmente no PS3 com a galera !!! :w00t:

  • raladao

    Da pra compartilhar?

    • http://www.gamegen.com.br GusRocket

      Sim.

  • http://www.gamegen.com.br Azedo

    Excelente Gus. Me convenceu a comprar o BD novamente, até pq o GTA IV tem suporte a troféus e agora esse DLC…

    Comprarei!

  • Mr. Emerson

    hmmm… maravilha.

    Meu GT4 está com meu irmão, talvez eu em pegue em BD e na Shopto, pois como ele não checa se vc tem ou não um GTA4 instalado, não vai te problema de vesrões americana vs europeia…
    :cool:

  • Gustavo

    Já joguei no X360 quando eu tinha um! Agora vou comprar certo pro meu PS3! É muito bom, recomendo!