Review: Netflix [Atualizado]

Publicado em: 06/09/2011

Game Generation PlayStation 3

Cliques: 346

Tags:

Ontem a Netflix inaugurou os seus serviços no Brasil e muitas dúvidas surgiram quanto ao seu funcionamento. Passamos o dia de ontem testando o serviço exaustivamente e montamos esse review com o intuito de sanar as dúvidas e curiosidades dos leitores do Game Generation.

——-

Atualização:

Ah sim, esquecemos de comentar. Em todos os nossos testes o lag foi zero! Usamos uma conexão de 10mbps do Virtua no Rio de Janeiro. O algoritmo do Netflix é muito esperto e vai dimensionando a qualidade do streaming de acordo com a sua largura de banda, por isso acreditamos que não é necessário uma largura de banda muito grande, talvez 2Mbps seja suficiente para filmes em HD – a Netflix recomenda um mínimo de 500kbps para filmes em SD.

Lembre-se, os lags em sua maioria ocorrem por causa de latência e não por largura de banda. Os servidores do Netflix são de excelente qualidade, todos os filmes em HD que testamos rodaram liso e com qualidade soberba.

——-

O serviço

A Netflix é uma locadora de vídeo virtual que te dá livre acesso ao seu catálogo de filmes e seriados mediante uma taxa mensal de R$14,90. Você pode assistir qualquer título do catálogo, a qualquer momento e quantas vezes quiser. A única coisa que você irá pagar é a mensalidade através do seu cartão de crédito.

Toda nova conta na Netflix te dá a oportunidade de usar o serviço por um mês inteiramente grátis, ou seja, se você criar sua conta e antes do término dos 30 dias resolver cancelá-la, não pagará nada por isso!

Você pode assistir seus filmes através de qualquer dispositivo habilitado pela Netflix: PC, Mac, iPhone, iPad, PlayStation 3, Wii, etc…

Criação da conta

É muito simples criar uma conta do Netflix. Basta navegar até o www.netflix.com.br e seguir os passos para criação da sua conta. É obrigatório informar um número de cartão de crédito (por enquanto apenas Visa ou Mastercard), pois para a Netflix você está fazendo uma assinatura do serviço e o seu CC é a única forma de pagamento disponível. Como o primeiro mês é gratuito, basta você cancelar o serviço antes do tempo que não nada lhe será cobrado na sua fatura do cartão e crédito – pelo menos é isso o que a Netflix garante. :|

Você também pode criar sua conta pelo PS3 através do XMB na opção Serviços de TV/Vídeo. O ícone do Netflix deve estar ali.

Dispositivos suportados

O Netflix suporta diversos dispositivos, mas no momento, você só poderá se conectar no Brasil, através do seu PC/Mac ou PlayStation 3. Nos seu PC/Mac é necessário o plugin do Microsoft Silverlight e a excução dos filmes se dá através do próprio website do Netflix. Muito simples.

No PlayStation 3 basta procurar o ícone do Netflix na já citada opção Serviços de TV/Vídeo. Mais fácil que contar até três.

Os dispositivos da Apple iPad, iPhone e iPod Touch ainda não são suportados no Brasil, mas serão em breve. Bastará baixar o app gratuito da Netflix na AppStore e mandar brasa. Por enquanto o App não está disponível para download na App Store brasileira e caso você o baixe em uma Store de outro país, vai receber o seguinte erro quando tentar assistir um filme:

Erro do Netflix para dispositivos com iOS

A previsão é para outubro/novembro. Nada foi dito sobre o Apple TV (que possui acesso ao Netflix nos E.U.A.), provavelmente por não ser vendido oficialmente no país.

O celulares com Android ainda não podem executar o serviço devido a uma restrição no Market.

Para o Xbox 360 foi dito um “em breve”, nada mais. No Wii também foi dito que não está funcionando, não temos informações detalhadas sobre esse caso está funcionando perfeitamente, com a ressalva de não transmitir filmes em HD, devido às limitações do console (obrigado Batboy e leandrovallina).

Segundo o site da Netflix algumas TVs da Samsung possuem Netflix integrado. Acreditamos que sejam àquelas TVs que permitem instalações de aplicativos.

E pasmém, o já praticamente finado PlayStation 2 também suporta Netflix! Se você tiver um PS2 conectado a internet, basta solicitar um disco do Netflix para rodar o serviço no seu querido PS2. Não deixe de nos contar sua experiência!

Netflix e o PS3

O aplicativo da Netflix no PS3 é muito simples de se usar e com uma interface bastante intuitiva e amigável. Os comandos são muito simples, a distribuição por gêneros é intuitiva e a busca personalizada por filmes é rápida e precisa.

Uma coisa que precisa ficar bem clara é que não existe relação entre o Netflix e a PSN, o Netflix é apenas um aplicativo no seu PlayStation 3 e nada mais. Você não precisa estar conectado na PSN para executar o Netflix, fato esse que já elimina a dúvida de muitos se há a necessidade de se usar uma conta brasileira na PlayStation Network. Não há.

Netflix é Netflix, PSN é PSN.

Um recurso interessante no PS3 é usar a alavanca direcional esquerda ou o d-pad para visualizar thumbnails de cenas do filme e poder avançar ou retroceder de forma bastante intuitiva.

Infelizmente, o maior pecado do Netflix no PS3 é a sua simplicidade. A falta de opções mais avançadas faz um pouco de falta, principalmente quando comparamos com o site do Netflix. Sugestões, últimos filmes assistidos, nada disso encontramos no PS3.

Filmes em Alta Definição

Até que o catálogo do Netflix tem uma quantidade razoável de títulos em alta definição. Muitos filmes antigos como O Poderoso Chefão, Uma Linda Mulher, O Feitiço do Tempo e Era uma Vez no Oeste já estão em HD, pois são filmes já remasterizados em Blu-ray. Mas é aquela velha história, mesmo sendo em alta definição, um filme de 1968 vai aparentar como um filme de… 1968. Achar que Era uma Vez no Oeste vai ter a mesma qualidade visual de Avatar é muita burrice ingenuidade. Até porque qualquer faroeste do Sergio Leone dá um banho nesse tal de Avatar. 8)

Atenção! Para assistir filmes em alta definição, mesmo no PS3, é preciso ativar uma determinada opção no site do Netflix. Depois de logado, clique em Sua conta e ajuda no canto superior direito e procure a opção Gerenciar qualidade de vídeo. Feito isso, ative a opção Qualidade Superior e salve. Pronto, você já poderá desfrutar da alta definição no Netflix.

Catálogo

O catálogo debutante é bem diversificado. Existem filmes de quase todos os gêneros e qualidades. Têm coisa muito antiga como A Felicidade Não Se Compra (1946) e A Marca da Maldade (1958); têm àqueles filmes difíceis de esquecer de tão bom, como De Volta para o Futuro (1985), Cidade de Deus (2002), Dracula (1992) e Gandhi (1982); têm aquelas bagaças que é bom a gente passar bem longe como O Pacto, Highlander: A Origem ou Mammoth; e tem até o único filme baseado em video-games que vale a pena assistir: Silent Hill (2006).

Existem algumas séries de TV mais conhecidas como The Office, Desperate Housewives, Californication, Jericho, Top Gear, Barrados no Baile e Star Trek: A Nova Geração. Mas a maioria delas está com episódios incompletos, o que é uma pena.

O catálogo infantil também é diversificado: têm alguns desenhos animados; filmes como Toy Story, Toy Story 2, Monstros S/A, Aladdin; e também musicais como Highscool Musical e Hannah Montana.

Dica: não deixem de assistir a mini série The Lost Room (2006). São três episódios apenas de uma hora e meia cada. Encontrar essa série no Netflix foi algo muito gratificante.

Problemas

Testamos diversos filmes e seriados durante o dia de ontem e detectamos diversos problemas.

  1. Filmes estão com a legenda totalmente fora de sincronia. Ex: Em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), a legenda está adiantada em quase 20 segundos!
  2. Filmes dublados, mas sem a legenda em português para quem quiser acompanhar com o áudio original. Ex: Uma Linda Mulher (1990), Toy Story (1995) e Monstros S.A. (2001).
  3. Filmes apenas legendados, sem dublagem.
  4. Muitos filmes com as capas em inglês, outros com título em inglês ou espanhol, tem atÉ filme com sinopse em espanhol! Isso dificulta muito a identificção de determinado filme que se esteja à procura. Nos deparamos com um filme que tinha capa em inglês, título em espanhol e sinopse em português.
  5. A ausência de lançamentos é notória, os filmes mais novos que encontramos no catálogo são de 2009.
  6. Nenhum filme de super-herói. Batman, X-men, Homem de Ferro, nada… Nem o épico Superman do Christopher Reeve, fala sério.
  7. Legendas com palavras “comidas”. Ex: O filme O Feitiço do Tempo (1993) tem um bug muito estranho. Em quase todas as legendas com duas linhas, o primeiro caracter é “comido”.

Bizarro bug na segunda linha da legenda

Pelo menos, no site do Netflix você consegue reportar esses problemas. Eu já fiz minha parte com os exemplos acima!

Conclusão

O serviço ainda está engatinhando no Brasil – afinal ele só tem um dia de existência – e muitas coisas precisam ser melhoradas. O preço fixo de R$14,90 é extremamente atrativo e a promoção de primeiro mês gratuito é excepcional. Ficar um mês assistindo filmes e séries de graça não faz mal a ninguém.

Mesmo o catálogo inicial sendo limitado, se formos comparar o lançamento do Netflix Brasil com a PSN Brasil, o Netflix dá um banho em materia de conteúdo. A quantidade de filmes e séries disponíveis no seu lançamento é muito superior ao conteúdo da PS Store BR (até hoje!).

Agora, de todos os problemas, sem dúvida o mais bizarro foi quando nós listamos a categoria Filmes de Terror…

Nem o Coringa aguentou.

  • Geison

    Parabéns… Ótima matéria.
    Tirei varias duvidas e vou assinar com certeza.

  • Epic Club Blog

    Já estou usando, mas não vou passar do período de teste se não atualizaremo catálogo. Além disto, é perfeito.

  • Marcos

    Tem como assistir pelo iphone. Criar conta americana. baixar netflix e Cine tap mini (para assistir em portugues, etc.).
    criar conta Real-VPN (grátis). Conectar vpn no iphone, através conexão 3G. Executar cine tap mini, vai pedir a senha do netflix. Depois de conectado, pode ser desconectado o VPN e conectar o iphone via wi-fi.

  • http://www.aquitempecas.com.br Marcel Mattos

    comigo ocorre o mesmo via ps3: quando clico no icone aparece a mensagem "este serviço não esta disponivel para sua região" alguem pode me ajudar

  • tbferronato

    Adorei, faz tempo que nao acho um site desses…